The Soda Pop

Depois de Desentendimentos Públicos Com A Presidente

O Impacto Da Pós-graduação Nos Salários Dos Executivos


“O MBA é superficial e, por estar muito disseminado no mercado, deixou de ser diferencial na contratação”, reconhece Helena Magalhães, diretora do escritório do Rio de Janeiro da Fesa, empresa de seleção de executivos. O mestrado profissional é uma modalidade de pós-graduação relativamente recente: foi desenvolvido em 1999 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade que regula os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.


Hoje, existem 515 cursos deste tipo no país. Entre alunos do Instituto de Ensino e Procura (Insper), de São Paulo, 60% dos alunos obtiveram acréscimo salarial ou promoção após a conclusão do mestrado profissional. A Estrutura Impecável De Um Currículo Em Inglês; Encontre Modelo promovidos ou resolveram empreender durante o programa. “O mestrado profissional ocupa um espaço que antes não existia no mercado e torna o trabalhador mais competitivo”, anuncia Danny Claro, coordenador do mestrado profissional no Insper.


Apesar de que existam MBAs no Brasil capazes de oferecer ao aluno um segredo de resolução de problemas, o mercado vê a maioria dos cursos dessa modalidade como reprodutora de modelos existentes. Neste momento o mestrado profissional é visto como um curso que desenvolve a liberdade do aluno, que deve pesquisar mais e comprar suas próprias visões a respeito do conteúdo estudado.


“O mestrado Sucesso Nos Negócios: Como Abrir Um 'cama E Café'? os alunos a propor soluções inovadoras”, diz Helena Magalhães, da Fesa. A especialista acredita que a visão mais crítica aprimorada no curso tende a ceder destaque pro funcionário nas organizações. Por ser stricto sensu, como qualquer programa de mestrado ou doutorado reconhecido na Capes, o mestrado profissional tem peso maior que um MBA, que equivale a uma especialização no Brasil.


Isto significa que o aluno enfrenta uma carga horária mais intensa, em geral, desenvolve uma procura e escreve uma dissertação acadêmica como serviço término. Ao concluir o mestrado profissional, o aluno vai ganhar um diploma de especialista, que lhe permitirá fazer procura ou oferecer aula na instituição. Apesar de abrir as portas da carreira acadêmica para o profissional, o serviço de conclusão de curso do mestrado profissional necessita ter aplicação prática no mercado de trabalho, o que duvidosamente ocorre em uma dissertação habitual.


  1. Imperial College London, do Reino Unido
  2. 08/06/dez 19:36 - Adalton
  3. Dê valor à criatividade no recinto de trabalho
  4. quatro Elegante Horizonte
  5. Siga teu ritmo
  6. dois 2º Tempo - Mestrado
  7. Fornecer Currículo Vitae

O respectivo perfil dos alunos que buscam uma dessas formações é diferente. “Os estudantes do mestrado profissional são, em geral, mais maduros e trazem dificuldades das organizações onde agora trabalham para ser solucionados por intermédio de pesquisa”, diz Jorge Guimarães, presidente da Capes, de Brasília. Diferentemente do mestrado acadêmico, não existe a oferta de bolsas de estudo da Capes nos mestrados profissionais.


Isto acontece pelo caso de não haver a figura da disposição exclusiva, no qual o pesquisador foca integralmente no mestrado. A ideia do curso profissional é que a pessoa continue sua referência de renda, sem precisar de bolsa, fazendo as aulas em horários que permitam a conciliação entre trabalho e estudo.


< Como Acrescentar O Tráfego Para Teu Blog ="clear:both;text-align: center">Se houver parcerias, o aluno financia parcialmente.

O investimento pela pós varia segundo a organização escolhida. No caso dos cursos oferecidos por universidades públicas, eles são gratuitos se não tiverem parceria com organizações privadas. Se houver parcerias, o aluno financia parcialmente. Os valores na Universidade de São Paulo (USP), como por exemplo, irão de 18.000 a 33.000 reais. Em universidades privadas, o valor aumenta.



Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE